A compulsão alimentar é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de consumo de grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo, acompanhados de uma sensação de perda de controle sobre a alimentação durante o episódio.
Para muitas pessoas, os sintomas podem piorar durante viagens, uma vez que a quebra de rotina pode interferir no enfrentamento dos sintomas.
Implementar algumas estratégias pode ajudar a manter um relacionamento saudável com a comida durante suas viagens, permitindo que você aproveite a experiência sem a preocupação excessiva com a alimentação. Veja a seguir:
Planejar suas refeições e lanches com antecedência pode ajudar a evitar situações em que você fica com fome e recorre a alimentos menos saudáveis ou a comer em excesso.
Não esqueça de levar consigo lanches saudáveis, como frutas, nozes ou barras de cereais integrais, para auxiliar no manejo da fome.
Faça o possível para manter horários regulares das refeições, mesmo que esteja fora de sua rotina normal.
Outra dica é, quando quiser e puder, evitar comidas industrializadas, com excesso de gorduras e açúcares, optando por refeições balanceadas em locais que ofereçam verduras, legumes, proteínas e cereais integrais.
Preste atenção aos sinais de fome e saciedade do seu corpo, e tente comer devagar, saboreando cada mordida.
Durante as refeições, evite distrações como assistir TV ou mexer no celular, e foque na comida e na experiência de comer.
Às vezes, a sensação de fome pode ser confundida com sede. Beber bastante água ao longo do dia pode ajudar a ter mais assertividade ao perceber alguns sinais fisiológicos e reduzir a compulsão alimentar.
Experimente adotar uma garrafa para garantir que sempre terá água para consumir.
Viagens podem ser estressantes e estas situações podem desencadear a compulsão alimentar. Por isso, é importante que você busque maneiras de gerenciar o estresse, como praticar exercícios físicos, meditação, ou técnicas de respiração.
Apesar de estar fora da rotina habitual, planeje momentos de relaxamento durante a viagem, como passeios tranquilos, leitura ou atividades que você goste e que ajudem a reduzir a tensão.
Se você luta com a compulsão alimentar e quer aprender mais estratégias para construir uma relação saudável com a comida, mesmo durante viagens, estou aqui para ajudar!
—
Precisa de uma escuta acolhedora?
ANNE GUEDES – PSICÓLOGA CRP: 06/113668
Agendamentos por WhatsApp
11 98609-3630
O conteúdo do site e artigos do blog não são aconselhamento psicológico. Caso precise de ajuda, procure um psicólogo.
Atenção: este site não oferece tratamento imediato em casos de risco de suicídio. Se você está passando por isto, ligue para 188 (Centro de Valorização a Vida) ou acesse: https://cvv.org.br/. Em caso de urgência, procure atendimento no hospital mais próximo.