É bem provável que alguma vez você já tenha sentido vontade de começar a fazer terapia, mas tem dúvidas sobre o processo terapêutico. É bem provável que você já tenha pensado: “E se eu não vou saber o que falar para a psicóloga?!”
Se você tem receio de marcar uma sessão por achar que “não tem muito a dizer“, eu tenho uma boa notícia: mesmo quando, aparentemente, você pensa que não tem nada para falar, a experiência que tenho nos atendimentos é que muitos se dão conta de situações que passaram despercebidas. É comum descobrir que essas experiências fizeram eco na cabeça e nos pensamentos e isso faz com que as pessoas falem grande parte da sessão.
Independente de como seja esta experiência para você, iremos conduzir o diálogo para compreender o que te fez procurar ajuda. Até porque, os motivos pelos quais buscamos acompanhamento psicológico são inúmeros. Por isso, a primeira sessão é dedicada inteiramente a ouvir tudo o que você espera desse processo e sobre sua jornada, caso se sinta à vontade.
Não existe uma “regra” de como funciona o processo terapêutico, porque somos indivíduos tão diferentes, que seria impossível padronizar o atendimento, mas o acolhimento é indispensável nesse momento.
A sessão inicial pode trazer muitos sentimentos e sensações à tona. Devo ser sincera com você e te dizer que nem sempre será confortável falar sobre o que te incomoda, ainda mais quando estamos nos conhecendo. Isso também faz parte e juntos enfrentaremos estas situações!
A psicoterapia é um espaço inteiramente seu e não precisa levar um roteiro pronto. Muito pelo contrário, você pode fazer uso da sessão da maneira que quiser. E é aí que começa o seu (re)encontro consigo mesmo(a.). No decorrer do processo, você pode descobrir que existem muitas partes suas que você nem sabia que existiam.
Como mencionei anteriormente, existem diversos motivos que nos levam a buscar um acompanhamento terapêutico. Se você ainda tem dúvidas quanto à isso, considere os seguintes:
É claro que estes são apenas alguns dos motivos para buscar ajuda profissional e, nem de longe, resumem a profundidade envolvida nesse processo.
A sua terapia será tão única quanto você!
Precisa de uma escuta acolhedora?
ANNE GUEDES – PSICÓLOGA CRP: 06/113668
Agendamentos por WhatsApp
11 98609-3630
O conteúdo do site e artigos do blog não são aconselhamento psicológico. Caso precise de ajuda, procure um psicólogo.
Atenção: este site não oferece tratamento imediato em casos de risco de suicídio. Se você está passando por isto, ligue para 188 (Centro de Valorização a Vida) ou acesse: https://cvv.org.br/. Em caso de urgência, procure atendimento no hospital mais próximo.