A maioria dos pacientes questiona se a psicoterapia on-line funciona e essa dúvida é bastante válida!
De fato, estudos recentes mostram que há benefícios semelhantes, quer seja realizado na modalidade on-line ou presencialmente.
A regulamentação dos atendimentos psicológicos na modalidade remota ocorreu em 2012, por meio da Resolução 11/2012 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), porém estava limitada à situações específicas.
No entanto, com a pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de ampliar o acesso à saúde mental e, a partir de 2018, a telepsicologia ganhou maior destaque.
Assim, pode-se afirmar que a psicoterapia on-line é tão eficaz quanto à presencial. Afinal, o objetivo continua o mesmo: escuta profissional e ética que permite ao paciente conduzir sua vida de forma consciente.
Da mesma forma, a frequência dos atendimentos e a duração das consultas são iguais, independente de você estar compartilhando ou não o mesmo ambiente com o psicólogo.
Portanto, a única exigência dessa modalidade é uma boa conexão de internet, um dispositivo com microfone e câmera e, claro, um ambiente tranquilo em que se sinta livre para falar.
Durante a pandemia, os desafios sociais aumentaram a popularidade dos atendimentos psicológicos, e hoje muitos pacientes têm encontrado vantagens nessa modalidade.
As principais vantagens do atendimento remoto são:
Nesse contexto, os princípios éticos que norteiam a prática profissional do psicólogo permanecem os mesmos, independente do atendimento ser realizado na modalidade presencial ou on-line.
Por fim, no acompanhamento psicoterapêutico on-line, os profissionais explicam as medidas para garantir sigilo e segurança desde o início.
Com isso, o paciente se sente mais confortável e compreende que não terá quaisquer prejuízos.
Precisa de uma escuta acolhedora?
ANNE GUEDES – PSICÓLOGA CRP: 06/113668
Agendamentos por WhatsApp
11 98609-3630
O conteúdo do site e artigos do blog não são aconselhamento psicológico. Caso precise de ajuda, procure um psicólogo.
Atenção: este site não oferece tratamento imediato em casos de risco de suicídio. Se você está passando por isto, ligue para 188 (Centro de Valorização a Vida) ou acesse: https://cvv.org.br/. Em caso de urgência, procure atendimento no hospital mais próximo.